OFERTA FORMATIVA
Ref. 99T1 Inscrições abertas até 07-09-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD-9-2025
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 3.0 horas
Início: 08-09-2025
Fim: 08-09-2025
Regime: Presencial
Local: Auditório da Escola Básica e Secundária de Carcavelos
Formador
Susete da Conceição Costa Albino
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Escolas Cascais
Objetivos
Refletir sobre os desafios que os alunos com origem migrante enfrentam no acesso pleno ao currículo. Conhecer o papel do Português Língua Não Materna (PLNM) na integração destes alunos. Partilhar estratégias pedagógicas que promovam a a aprendizagem em todas as disciplinas. Reconhecer a importância da formação contínua de professores para a gestão da diversidade cultural e linguística. Desenvolver competências docentes para aplicar práticas diferenciadas que promovam a participação ativa e o sucesso académico de todos os alunos.
Conteúdos
Desafios da diversidade cultural e linguística nas salas de aula e no acesso ao currículo. Distinção entre proficiência linguística para fins conversacionais e proficiência linguística para fins cognitivos e académicos (BICS e CALP), com impacto no acesso ao currículo e no sucesso escolar. Papel do Português Língua Não Materna (PLNM) e estratégias de articulação com outras disciplinas. Práticas pedagógicas inclusivas e diferenciação para promover a participação e o sucesso académico dos alunos com origem migrante.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-09-2025 (Segunda-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME
Ref. 52T5 Inscrições abertas até 14-09-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-122297/23
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 15-09-2025
Fim: 03-11-2025
Regime: Presencial
Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela
Formador
Sofia Almeida Bernardo
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
Assimilar estratégias para comunicar com assertividade no contacto com os Pais e Enc. Educação. Conseguir estruturar mensagens apelativas e assertivas em diversos contextos de comunicação. Tomar consciência do seu estilo de comunicação. Ser capaz de adaptar a comunicação aos diferentes perfis comportamentais. Conhecer os princípios básicos da influência e o impacto de cada um deles. Desenvolver técnicas para argumentar com eficácia. Saber como construir argumentos válidos e verdadeiros. Tomar consciência da sua linguagem corporal, voz e relação com o espaço. Identificar objeções, perceber o seu impacto e ser capaz de preparar antecipadamente respostas. Desenvolver competências na gestão de conflito.
Conteúdos
1. Organizar a mensagem: que objetivo, que público, que meio? 1.1. Dividir a informação em blocos - a dimensão certa para cada ingrediente 1.2. Explicar ou ilustrar? - comunicar com imagens 1.3. Equilibrar imagens e informação Exercícios: aplicação de estruturas de seleção e organização da mensagem 2. Personalização: diferentes públicos e diferentes perfis de comunicação 2.1. Reconhecer o seu estilo pessoal de comunicação 2.2. Identificar o público e os seus perfis de comunicação Exercícios: teste de autoanálise do perfil de comunicação 3. O papel da influência positiva nas reuniões 3.1. Princípios fundamentais da influência 3.2. O papel do storytelling 3.3. Ilustrar com linguagem figurativa 3.4. Suportar a ideia com exemplos, estatísticas e testemunhos Exercícios: simulação de situações reais 4. Como construir mensagens assertivas - argumentos válidos e eficazes 4.1. Construir uma argumentação - estrutura e elementos 4.2. Escolher as palavras e identificar o seu papel Exercícios: aplicação de uma estrutura de argumentação 5. O corpo, a voz e o espaço - o que pode controlar na linguagem não verbal 5.1. O papel do silêncio e do ritmo - muletas da comunicação 5.2. Movimentação - como usar o espaço a comunicar 5.3. Comunicar em ambiente virtual - adaptar ao online Exercícios: simulação e análise individual 6. Responder a perguntas e resolver objeções: identificar e preparar com antecipação 6.1. Identificar e categorizar as principais objeções 6.2. Gerir objeções em contexto de grupo e individual 6.3. A importância da preparação Exercícios: aplicação da matriz de objeções 7. Estratégias para gerir e resolver conflitos 7.1. As fases do conflito 7.2. Gestão eficaz e prevenção de conflitos Exercícios: simulação e recriação de conflitos reais
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-09-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 22-09-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 29-09-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 06-10-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 13-10-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
6 | 20-10-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 27-10-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 03-11-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
INSCREVER-ME
Ref. 54T2 Inscrições abertas até 14-09-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119855/23
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 15.0 horas
Início: 15-09-2025
Fim: 29-09-2025
Regime: e-learning
Local: e-learning
Formador
Carla Daniela Pereira Maia Ferreira
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
1. Definir, em contexto de escola, qual o modelo de avaliação que deverá orientar a reflexão e discussão. 2. Definir, por departamento curricular, os critérios de avaliação de cada uma das disciplinas a partir dos pressupostos do DL 55/2018, o Perfil dos Alunos e as Aprendizagens Essenciais. 3. Repensar, por departamento curricular, sobre as estratégias que podem promover o desenvolvimento de competências. 4. Vivenciar e refletir sobre as experiências de colaboração experienciadas que possam suportar a transição de uma cultura individualista para uma cultura de cooperação ao nível do trabalho docente.
Conteúdos
Esta é uma ação de formação que totaliza 15 horas de formação de caráter teórico- -prático, em modalidade e-learning, encontrando-se organizada em três módulos. A partir das diferentes contribuições, os formadores esperam ajudar a construir critérios de avaliação assentes na preocupação de avaliar para e as aprendizagens 1.º módulo (3 h.) Possibilidades da avaliação pedagógica no DL 55/2018 b) Princípios e oportunidades do Decreto-Lei n.º 55/2018; c) Princípios da avaliação pedagógica; d) A avaliação pedagógica: avaliação formativa, sumativa, feedback e autoavaliação; e) O lugar do Perfil dos Alunos no processo de planificação dos docentes; f) Diferenças entre tarefas e insturmentos de avaliação; 2.º módulo (6 h.) Critérios de Avaliação e as especificidades de cada área de saber g) As especificidades do conhecimento disciplinar na definição dos critérios de cada discipina; h) Os critérios de avaliação como mote para pensarmos a intecionalidade do ato pedagógico (o que avaliar, como avaliar, quando avaliar); i) Os domínios e descritores de avaliação; j) O impacto da ponderação nos critérios de avaliação. k) Espaços de trabalho cooperativo entre pares de modo a potenciar a reflexão sobre a construção dos critérios gerais de avaliação de escola e de uma planificação, por ciclo, privilegiando uma coerência vertical e horizontal. 3ª Módulo (5 horas) Critérios de Avaliação e a avaliação das atitudes; l) A dimensão atitudinal; m) A avaliação da atitudes e de comportamentos n) A atitudes nos critérios de avaliação.
Metodologias
O planeamento dos conteúdos da ação, conforme mencionado anteriormente, totaliza 15 horas de formação de carácter teórico-prático em modalidade de e-learning. Importa esclarecer que os formadores estarão a trabalhar em conjunto, existindo alturas em que os mesmos estão em par pedagógico e outros momentos em que estarão a acompanhar o trabalho dos seus grupos. 1ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate. 2ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate; b) Apoio tutorial em departamento. 3ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate; b) Apoio tutorial em departamento. 4ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate; b) Apoio tutorial em departamento. 5ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate; b) Apoio tutorial em departamento.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-09-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 17-09-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 22-09-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 24-09-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 29-09-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
INSCREVER-ME
Ref. 98T1 Inscrições abertas até 22-09-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD - 8 - 2025
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 6.0 horas
Início: 23-09-2025
Fim: 24-09-2025
Regime: Presencial
Local: Escola Básica Rómulo de Carvalho
Formador
Daniel Filipe Martins Leandro
Destinatários
Professores do grupo de recrutamento 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 110.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais / DPAF-CMC
Objetivos
Saber estruturar os conteúdos técnicos baseados nas várias habilidades que compõe as 3 áreas de desenvolvimento: corridas, saltos e lançamentos; Adaptar as particularidades do desenvolvimento da criança, nas faixas etárias de intervenção, sendo um instrumento de desenvolvimento e aprendizagem para as crianças.
Conteúdos
Ensino das corridas, saltos e lançamentos através do Kids Athletics Desenvolvimento das Capacidades através do Kids Fit
Metodologias
Na sessão teórica serão abordadas as matérias referentes à organização das atividades tanto administrativas como técnicas, valorizando a metodologia que deverá ser aplicada para o bom funcionamento do programa e para uma evolução harmoniosa do aluno. Na sessão prática pretende-se que os monitores experimentem e sintam como é divertida a prática das diversas modalidades. Serão abordadas as temáticas teóricas para análise e discussões em conjunto, para preparar a abordagem prática, a qual dará ênfase a jogos e atividades simplificadas com base na mecânica dos movimentos.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-09-2025 (Terça-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 24-09-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME
Ref. 69T2 Inscrições abertas até 25-09-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119476/23
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 26-09-2025
Fim: 24-10-2025
Regime: Presencial
Local: Escola Básica e Secundária de Carcavelos
Formador
Luísa Cristina Valério da Silva Fernandes
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Escolas Cascais
Objetivos
Promover o bem-estar em Educação. Promover o desenvolvimento de competências de resiliência e de eficácia nos professores. Compreender a importância da resiliência dos professores/educadores na promoção da qualidade do seu ensino, na aprendizagem e no desempenho académico dos seus alunos. Desenvolver competências relacionais, emocionais, pedagógicas e de gestão de desafios educativos pelos professores, dentro e fora da sala de aula, visando o sucesso em educação. Compreender que a resiliência dos professores é um processo que necessita de ser cultivado e desenvolvido ao longo do tempo. Saber utilizar estratégias eficazes para lidar com os desafios diários da profissão docente. Fortalecer os professores para a superação dos desafios profissionais que enfrentam nas diferentes fases da sua carreira. Fomentar emoções positivas e crenças de eficácia docente com impacto na resiliência dos professores e na qualidade do seu ensino. Potenciar o aumento do número de estratégias de gestão pedagógica na sala de aula. Promover a capacidade e o prazer de refletir, de forma sistemática, sobre as práticas de ensino e sobre as potencialidades do trabalho colaborativo.
Conteúdos
1. Educação Positiva (4 horas) 1.1. Fundamentos científicos da Educação Positiva 1.2. A Educação para o bem-estar - Desenvolvimento de virtudes e forças de caráter em professores e alunos 1.3. Relação entre o desenvolvimento de competências de bem-estar profissional nos professores e o sucesso dos seus alunos 2. Competências de Resiliência em professores (4 horas) 2.1. Definição e conceito de resiliência em professores 2.2. Relação entre resiliência dos professores, qualidade de ensino e promoção da resiliência dos alunos 2.3. Desenvolvimento da resiliência ao longo da carreira docente 2.4. Níveis Micro, Meso e Macro da resiliência em professores 2.5. Fatores que contribuem para a resiliência em professores 2.6. Impacto da resiliência em professores a nível individual e na qualidade do processo educativo 3. Competências relacionais em Educação (Professores, Alunos, Encarregados de Educação, Funcionários) (4 horas) 3.1. Clima escolar como fator de risco e proteção na comunidade escolar 3.2. Comunicação para relacionamentos positivos e de sucesso em Educação 3.3. Redes de suporte, relacionamentos e eficácia nos sistemas educativos 4. Competências emocionais em Educação (4 horas) 4.1. Importância e impacto das emoções nos professores e nos alunos 4.2. Estratégias de regulação de emoções para um ensino e aprendizagem eficazes 4.3. Importância das emoções e da regulação de emoções nas relações educativas (empatia e assertividade) 4.4. Importância das emoções positivas como promotoras de sucesso em Educação 5. Competências de gestão de desafios educativos (3 horas) 5.1. Como manter um bom equilíbrio trabalho-vida pessoal 5.2. Estratégias de resolução de desafios educativos: mecanismos individuais de coping e o trabalho colaborativo entre professores 6. Competências pedagógicas para um ensino eficaz (3 horas) 6.1. Ensino e aprendizagem eficazes 6.2. Organização da sala de aula e produção de materiais 6.3. Gestão do trabalho dos alunos 6.4. Competências comunicacionais para o ensino eficaz 6.5. Avaliação formativa (avaliação para a aprendizagem) versus avaliação sumativa (avaliação da aprendizagem) 7. Competências pedagógicas para a gestão da sala de aula (3 horas) 7.1. Estratégias de gestão da sala de aula proativas e positivas 7.2. Aspetos afetivos e sociais da relação professor-aluno 7.3. Avaliação e gestão eficaz de desafios na sala de aula
Modelo
Os formandos serão avaliados de acordo com a carta-circular CCPFC-3/2007, numa escala de 1 a 10, em que serão considerados: -a qualidade da participação na formação; -a qualidade e adequação do relatório de natureza pedagógico-reflexivo desenvolvido por cada um dos formandos em que lhes será solicitado o recurso aos conteúdos trabalhados;
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 26-09-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 29-09-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 03-10-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 10-10-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 13-10-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 17-10-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 20-10-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 24-10-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
INSCREVER-ME
Ref. 98T2 Inscrições abertas até 30-09-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD - 8 - 2025
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 6.0 horas
Início: 01-10-2025
Fim: 02-10-2025
Regime: Presencial
Local: Escola Básica Raúl Lino
Formador
Daniel Filipe Martins Leandro
Destinatários
Professores do grupo de recrutamento 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 110.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais / DPAF-CMC
Objetivos
Saber estruturar os conteúdos técnicos baseados nas várias habilidades que compõe as 3 áreas de desenvolvimento: corridas, saltos e lançamentos; Adaptar as particularidades do desenvolvimento da criança, nas faixas etárias de intervenção, sendo um instrumento de desenvolvimento e aprendizagem para as crianças.
Conteúdos
Ensino das corridas, saltos e lançamentos através do Kids Athletics Desenvolvimento das Capacidades através do Kids Fit
Metodologias
Na sessão teórica serão abordadas as matérias referentes à organização das atividades tanto administrativas como técnicas, valorizando a metodologia que deverá ser aplicada para o bom funcionamento do programa e para uma evolução harmoniosa do aluno. Na sessão prática pretende-se que os monitores experimentem e sintam como é divertida a prática das diversas modalidades. Serão abordadas as temáticas teóricas para análise e discussões em conjunto, para preparar a abordagem prática, a qual dará ênfase a jogos e atividades simplificadas com base na mecânica dos movimentos.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-10-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 02-10-2025 (Quinta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME
Formador
Luís Miguel Alves Duarte
Destinatários
Professores dos grupos 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
- Incrementar o conhecimento da modalidade - enquadramento histórico e pertinência no ensino; - Promover o domínio das regras básicas de segurança e específicas; - Dotar os formandos de conhecimentos que facilitem o trabalho nas suas aulas; - Incentivar os formandos a proporcionar uma matéria com requisitos diferentes e importantes para o desenvolvimento do aluno; - Estimular o gosto do formando pela patinagem; - Incentivar o ensino da Patinagem aliada a outras modalidades/matérias.
Conteúdos
1. A PATINAGEM - 1h00 1.1. Definição 1.2. A história da patinagem nas escolas 1.3. A importância da patinagem nas escolas 1.4. Locais para a prática da patinagem 1.5. Idade ideal para começar 1.6. Qual o material a utilizar nas aulas de Educação Física 2. PRINCÍPIOS PARA O ENSINO DA PATINAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 4h00 2.1 Regras de segurança a utilizar nas aulas 2.2. Como equipar 2.3. Cair! Muita atenção 2.4. Após a queda, o levantar 2.5. Quais os melhores patins na aprendizagem? 2.6. Componentes dos patins e sua manutenção 3. DIDÁTICA NO ENSINO DA PATINAGEM - 13h00 3.1. Marchar no lugar sem e com apoio 3.2. Marchar em movimento 3.3. Deslizamento para a frente 3.4. Deslocamento alternado com apoio/impulso 3.5. Deslocamento em separação/união com os patins para a frente 3.6. Deslocamento em separação/união com os patins para a trás 3.7. Viragem/Curvar 3.8. Viragem para costas/meia-volta 3.9. Cruzamento de pernas em deslocamento para a frente 3.10. Cruzamento de pernas em deslocamento para trás 3.11. Travagem 3.11.1. Travagem em T 3.11.2. Travagem com apoio dos tacões 3.11.3. Travagem transversal 3.11.3. Travagem convergente 4. Unidade de ensino a utilizar nas aulas de EF - 2h00 4. Jogos e atividades lúdicas - 2h00 5. Organização de workshops de divulgação/experimentação - 3h00
Avaliação
- Assiduidade - Realização teste pratico em regime de circuito - Realização de desmontagem e montagem de um patim (manutenção do patim) - Organização de workshops de divulgação/experimentação, momentos esses onde os formandos têm oportunidade de colocar em prática todas as matérias trabalhadas.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-09-2025 (Terça-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 02-09-2025 (Terça-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
3 | 03-09-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 04-09-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
5 | 04-09-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
6 | 05-09-2025 (Sexta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
7 | 05-09-2025 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |