OFERTA FORMATIVA

Ref. 95T1 Inscrições abertas até 31-07-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-134505/25

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 02-09-2025

Fim: 05-09-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária Ibn Mucana

Formador

Luís Miguel Alves Duarte

Destinatários

Professores dos grupos 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

- Incrementar o conhecimento da modalidade - enquadramento histórico e pertinência no ensino; - Promover o domínio das regras básicas de segurança e específicas; - Dotar os formandos de conhecimentos que facilitem o trabalho nas suas aulas; - Incentivar os formandos a proporcionar uma matéria com requisitos diferentes e importantes para o desenvolvimento do aluno; - Estimular o gosto do formando pela patinagem; - Incentivar o ensino da Patinagem aliada a outras modalidades/matérias.

Conteúdos

1. A PATINAGEM - 1h00 1.1. Definição 1.2. A história da patinagem nas escolas 1.3. A importância da patinagem nas escolas 1.4. Locais para a prática da patinagem 1.5. Idade ideal para começar 1.6. Qual o material a utilizar nas aulas de Educação Física 2. PRINCÍPIOS PARA O ENSINO DA PATINAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 4h00 2.1 Regras de segurança a utilizar nas aulas 2.2. Como equipar 2.3. Cair! Muita atenção 2.4. Após a queda, o levantar 2.5. Quais os melhores patins na aprendizagem? 2.6. Componentes dos patins e sua manutenção 3. DIDÁTICA NO ENSINO DA PATINAGEM - 13h00 3.1. Marchar no lugar sem e com apoio 3.2. Marchar em movimento 3.3. Deslizamento para a frente 3.4. Deslocamento alternado com apoio/impulso 3.5. Deslocamento em separação/união com os patins para a frente 3.6. Deslocamento em separação/união com os patins para a trás 3.7. Viragem/Curvar 3.8. Viragem para costas/meia-volta 3.9. Cruzamento de pernas em deslocamento para a frente 3.10. Cruzamento de pernas em deslocamento para trás 3.11. Travagem 3.11.1. Travagem em T 3.11.2. Travagem com apoio dos tacões 3.11.3. Travagem transversal 3.11.3. Travagem convergente 4. Unidade de ensino a utilizar nas aulas de EF - 2h00 4. Jogos e atividades lúdicas - 2h00 5. Organização de workshops de divulgação/experimentação - 3h00

Avaliação

- Assiduidade - Realização teste pratico em regime de circuito - Realização de desmontagem e montagem de um patim (manutenção do patim) - Organização de workshops de divulgação/experimentação, momentos esses onde os formandos têm oportunidade de colocar em prática todas as matérias trabalhadas.

Bibliografia

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Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-09-2025 (Terça-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
2 02-09-2025 (Terça-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
3 03-09-2025 (Quarta-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
4 04-09-2025 (Quinta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
5 04-09-2025 (Quinta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
6 05-09-2025 (Sexta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
7 05-09-2025 (Sexta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 96T1 Inscrições abertas até 02-09-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD - 7- 2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 03-09-2025

Fim: 03-09-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo

Formador

Maria Teresa de Carvalho Gonçalves Samora Macara

Isabel Cristina Pereira Pires

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

- Compreender os fundamentos teóricos e científicos do projeto INCLUD-ED. - Conhecer o modelo das Comunidades de Aprendizagem e as suas práticas. - Identificar Atuações Educativas de Sucesso (AES) e refletir sobre a sua aplicabilidade. - Promover a articulação entre a escola, famílias e comunidade local no processo educativo. - Planear estratégias práticas para implementar a aprendizagem dialógica e dinamizar uma Comunidade de Aprendizagem

Conteúdos

- Contexto e fundamentos do projeto INCLUD-ED. - Definição e princípios da Aprendizagem Dialógica e da transformação da Escola em Comunidade de Aprendizagem. - Atuações Educativas de Sucesso: - Grupos Interativos - Tertúlias Dialógicas - Formação de familiares - Participação educativa da comunidade - Formação dialógica dos docentes - Impacto na aprendizagem e na convivência escolar. - Estratégias de implementação e gestão participada. - Exemplos práticos e testemunhos de escolas envolvidas.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-09-2025 (Quarta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
2 03-09-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 88T1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119917/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 02-07-2025

Fim: 23-07-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária Ibn Mucana

Formador

Maria de Fátima Dionísio Gomes

Destinatários

Professores dos Grupos 200, 210, 220 do 2º Ciclo e dos Grupos 300, 320, 330, 340 , 350 do 3º Ciclo do Ensino Básico

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 do 2º Ciclo e dos Grupos 300, 320, 330, 340 , 350 do 3º Ciclo do Ensino Básico. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 do 2º Ciclo e dos Grupos 300, 320, 330, 340 , 350 do 3º Ciclo do Ensino Básico.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Cascais

Objetivos

- Abordar as diferentes teorias da psicologia da aprendizagem; - Refletir acerca da diferenciação e diversificação pedagógica; - conhecer os descritores com os diversos níveis de proficiência do quadro comum de referência para as línguas; - Planificar unidades didáticas de acordo com os perfis de aprendizagem e com as aprendizagens essenciais - Preparar materiais didáticos usando diversos recursos; - Construir e partilhar materiais didáticos e recursos educativos.

Conteúdos

- Análise dos descritores com os diversos níveis de proficiência do quadro comum de referência para as línguas; - Elaboração de materiais didáticos usando diversos recursos, nomeadamente uso de recursos audiovisuais da internet para exploração em sala de aula, tais como filmes, sites, canções; - Privilegiar-se-á o trabalho colaborativo entre pares de forma a potenciar a troca de experiências pedagógicas

Avaliação

Avaliação Contínua. Trabalhos e atividades realizadas, apresentação do trabalho. Relatório reflexivo individual sobre as práticas veiculas e o impacto no exercício da atividade docente. Os formandos serão avaliados na escala quantitativa de 1 a10.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-07-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 20:00 3:30 Presencial
2 07-07-2025 (Segunda-feira) 16:30 - 20:00 3:30 Presencial
3 09-07-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 20:00 3:30 Presencial
4 14-07-2025 (Segunda-feira) 16:30 - 20:00 3:30 Presencial
5 16-07-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 20:00 3:30 Presencial
6 21-07-2025 (Segunda-feira) 16:30 - 20:00 3:30 Presencial
7 23-07-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 20:30 4:00 Presencial

Ref. 57T2 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123756/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 18-06-2025

Fim: 16-07-2025

Regime: e-learning

Local: e-learning

Formador

Louise dos Santos Lima

Destinatários

Professores do ensino Básico, secundário e educação especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do ensino Básico, secundário e educação especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

O1. Compreender a relação dialógica entre Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e ao Decreto-Lei 55/2018, em articulação com os referenciais curriculares (Despacho 6605-A/2021). O2. Compreender as diferenças entre métodos, estratégias, tarefas, instrumentos e recursos pedagógicos com vista ao desenho de metodologias comprometidas com as aprendizagens de todos e cada um dos alunos. O3. Construir instrumentos de avaliação segundo o referencial criterial. O5. Vivenciar e refletir sobre as experiências de colaboração experienciadas que possam suportar a transição de uma cultura individualista para uma cultura de cooperação ao nível do trabalho docente.

Conteúdos

1ª Componente (4h.) Possibilidades de gestão curricular do DL 55/2018 a. Apresentação do projeto de trabalho (calendário, objetivos, organização e avaliação); b. Autonomia e flexibilidade curricular e inclusão; c. Referenciais curriculares e suas implicações (Despacho 6605-A/2021): Perfil dos Alunos, Aprendizagens Essenciais e ENEC; 2ª Componente (9 h.) Da gestão pedagógica aos desafios de avaliar para e as aprendizagens a. O DL 54/2018, o DL 55/2018 e os princípios de uma avaliação pedagógica; b. Conceitos e racionalidades de uma avaliação formativa e sumativa; c. Feedback enquanto estratégia para apoiar a aprendizagem; d. Processos de recolha de informação e. A importância de uma avaliação diversificada e formativa a nível dos procedimentos, técnicas e instrumentos; f. Rubrica enquanto ferramenta para apoiar as aprendizagens g. Princípios e as aplicações práticas das rubricas analíticas e holísticas; h. Auto e heteroavaliação: conceito e estratégias 3ª Componente (9 horas) – Práticas para uma avaliação pedagógica a. Co-construção de planificações, referenciais, tarefas e instrumentos para uma avaliação pedagógica comprometida com a aprendizagem de todos e cada um dos alunos. 4ª Componente (3 horas) Práticas para uma avaliação pedagógica a. Apresentação, discussão e avaliação dos projetos e materiais desenvolvidos.

Avaliação

A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas no nº 2 do artigo 46º do ECD e de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação. Avaliação contínua baseada nas seguintes tarefas: - Participação nas sessões síncronas; - Portefólio; - Relatório de reflexão crítica.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-06-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 27-06-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
3 30-06-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
4 02-07-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 07-07-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
6 09-07-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 14-07-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
8 15-07-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
9 16-07-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona

Ref. 56T2 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-120086/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 04-06-2025

Fim: 16-07-2025

Regime: e-learning

Local: e-learning

Formador

Rosa Helena de Pernambuco Nogueira

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial, do grupo de recrutamento 360

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial, do grupo de recrutamento 360.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Identificar práticas de gestão e organização pedagógica, de topo e intermédias, à luz dos normativos/documentos de referência sobre políticas de inclusão Explorar fatores que se constituem como obstáculo à inclusão na escola e sociedade Consolidar uma perspetiva de abordagem integrada de práticas que concorrem para a inclusão Refletir sobre a relevância das aprendizagens informais, os meios de as incorporar na promoção de ambientes educativos favoráveis à participação de alunos na condução do processo educativo Promover estratégias de otimização da participação dos alunos na vida da escola Elencar mecanismos de promoção do envolvimento das famílias na criação de ambientes inclusivos Refletir sobre o papel das lideranças na criação de ambientes promotores de aprendizagens não-formais e informais consistentes com os objetivos da educação inclusiva Equacionar os termos da cooperação interinstitucional em ordem à inclusão Refletir sobre instrumentos de monitorização das práticas de inclusão

Conteúdos

1. Enquadramento teórico e normativo 1.1. Quadro conceptual Os direitos humanos e as políticas de inclusão. Justiça distributiva e ética do cuidado. Tradução dos princípios de justiça em direitos e capacidades. O projeto Strength Through Diversity e a diversidade dos públicos na educação escolar: dimensões da diversidade; abordagens multinível da diversidade em educação. 1.2. Quadro normativo de referência Os Decretos-Leis nº 54/2018 de 6 de julho (na sua redação atual) e n.º 55/2018, de 6 de julho (e respetivas Portarias). O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Autonomia e responsabilidade dos decisores locais: interpretação dos normativos; as margens de autonomia potenciada pela portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, na sua redação atual. Documentos curriculares e instrumentos de autonomia dos AE/ENA. 1.3. Dimensões organizacionais das políticas de inclusão - exercício exploratório [trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 1.1. e 1.2.] 2. Concretização das políticas de inclusão 2.1 As escolas e as práticas A inclusão em contexto: modelos educativos e conceções de cidadania e equidade. 2.2. Os agentes sociais das práticas de inclusão Pessoas, instituições, ambientes de aprendizagem. Cooperação interinstitucional em ordem à inclusão. 2.3. Os recursos para a inclusão A identificação e gestão dos recursos (humanos, materiais, institucionais) e a sua potencialização na promoção da escola inclusiva. 2.4. Contextos de interação socioeducativa na perspetiva da inclusão: a sala de aula e ‘o resto’ – exercício exploratório [trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 2.1., 2.2. e 2.3.] 3. Conhecer, partilhar, decidir 3.1. Conhecer e cooperar com as pessoas e as instituições 3.2. Conhecer, estimular e proteger as crianças e jovens: princípios, métodos, instrumentos 3.3. Conhecer para transformar: dos instrumentos de suporte à monitorização às modalidades de participação de professores, pais e alunos nos processos de decisão – exercício exploratório [trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 3.1. e 3.2.] 4. Avaliação Apresentação e discussão dos trabalhos/produtos finais dos formandos

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-06-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online síncrona
2 11-06-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online síncrona
3 18-06-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online síncrona
4 25-06-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online síncrona
5 02-07-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online síncrona
6 09-07-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online síncrona
7 16-07-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona