OFERTA FORMATIVA

Ref. 95T1 Inscrições abertas até 31-07-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-134505/25

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 02-09-2025

Fim: 05-09-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária Ibn Mucana

Formador

Luís Miguel Alves Duarte

Destinatários

Professores dos grupos 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

- Incrementar o conhecimento da modalidade - enquadramento histórico e pertinência no ensino; - Promover o domínio das regras básicas de segurança e específicas; - Dotar os formandos de conhecimentos que facilitem o trabalho nas suas aulas; - Incentivar os formandos a proporcionar uma matéria com requisitos diferentes e importantes para o desenvolvimento do aluno; - Estimular o gosto do formando pela patinagem; - Incentivar o ensino da Patinagem aliada a outras modalidades/matérias.

Conteúdos

1. A PATINAGEM - 1h00 1.1. Definição 1.2. A história da patinagem nas escolas 1.3. A importância da patinagem nas escolas 1.4. Locais para a prática da patinagem 1.5. Idade ideal para começar 1.6. Qual o material a utilizar nas aulas de Educação Física 2. PRINCÍPIOS PARA O ENSINO DA PATINAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 4h00 2.1 Regras de segurança a utilizar nas aulas 2.2. Como equipar 2.3. Cair! Muita atenção 2.4. Após a queda, o levantar 2.5. Quais os melhores patins na aprendizagem? 2.6. Componentes dos patins e sua manutenção 3. DIDÁTICA NO ENSINO DA PATINAGEM - 13h00 3.1. Marchar no lugar sem e com apoio 3.2. Marchar em movimento 3.3. Deslizamento para a frente 3.4. Deslocamento alternado com apoio/impulso 3.5. Deslocamento em separação/união com os patins para a frente 3.6. Deslocamento em separação/união com os patins para a trás 3.7. Viragem/Curvar 3.8. Viragem para costas/meia-volta 3.9. Cruzamento de pernas em deslocamento para a frente 3.10. Cruzamento de pernas em deslocamento para trás 3.11. Travagem 3.11.1. Travagem em T 3.11.2. Travagem com apoio dos tacões 3.11.3. Travagem transversal 3.11.3. Travagem convergente 4. Unidade de ensino a utilizar nas aulas de EF - 2h00 4. Jogos e atividades lúdicas - 2h00 5. Organização de workshops de divulgação/experimentação - 3h00

Avaliação

- Assiduidade - Realização teste pratico em regime de circuito - Realização de desmontagem e montagem de um patim (manutenção do patim) - Organização de workshops de divulgação/experimentação, momentos esses onde os formandos têm oportunidade de colocar em prática todas as matérias trabalhadas.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-09-2025 (Terça-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
2 02-09-2025 (Terça-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
3 03-09-2025 (Quarta-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
4 04-09-2025 (Quinta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
5 04-09-2025 (Quinta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
6 05-09-2025 (Sexta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
7 05-09-2025 (Sexta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 96T1 Inscrições abertas até 02-09-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD - 7- 2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 03-09-2025

Fim: 03-09-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo

Formador

Maria Teresa de Carvalho Gonçalves Samora Macara

Isabel Cristina Pereira Pires

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

- Compreender os fundamentos teóricos e científicos do projeto INCLUD-ED. - Conhecer o modelo das Comunidades de Aprendizagem e as suas práticas. - Identificar Atuações Educativas de Sucesso (AES) e refletir sobre a sua aplicabilidade. - Promover a articulação entre a escola, famílias e comunidade local no processo educativo. - Planear estratégias práticas para implementar a aprendizagem dialógica e dinamizar uma Comunidade de Aprendizagem

Conteúdos

- Contexto e fundamentos do projeto INCLUD-ED. - Definição e princípios da Aprendizagem Dialógica e da transformação da Escola em Comunidade de Aprendizagem. - Atuações Educativas de Sucesso: - Grupos Interativos - Tertúlias Dialógicas - Formação de familiares - Participação educativa da comunidade - Formação dialógica dos docentes - Impacto na aprendizagem e na convivência escolar. - Estratégias de implementação e gestão participada. - Exemplos práticos e testemunhos de escolas envolvidas.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-09-2025 (Quarta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
2 03-09-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 88T1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119917/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 02-07-2025

Fim: 23-07-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária Ibn Mucana

Formador

Maria de Fátima Dionísio Gomes

Destinatários

Professores dos Grupos 200, 210, 220 do 2º Ciclo e dos Grupos 300, 320, 330, 340 , 350 do 3º Ciclo do Ensino Básico

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 do 2º Ciclo e dos Grupos 300, 320, 330, 340 , 350 do 3º Ciclo do Ensino Básico. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 do 2º Ciclo e dos Grupos 300, 320, 330, 340 , 350 do 3º Ciclo do Ensino Básico.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Cascais

Objetivos

- Abordar as diferentes teorias da psicologia da aprendizagem; - Refletir acerca da diferenciação e diversificação pedagógica; - conhecer os descritores com os diversos níveis de proficiência do quadro comum de referência para as línguas; - Planificar unidades didáticas de acordo com os perfis de aprendizagem e com as aprendizagens essenciais - Preparar materiais didáticos usando diversos recursos; - Construir e partilhar materiais didáticos e recursos educativos.

Conteúdos

- Análise dos descritores com os diversos níveis de proficiência do quadro comum de referência para as línguas; - Elaboração de materiais didáticos usando diversos recursos, nomeadamente uso de recursos audiovisuais da internet para exploração em sala de aula, tais como filmes, sites, canções; - Privilegiar-se-á o trabalho colaborativo entre pares de forma a potenciar a troca de experiências pedagógicas

Avaliação

Avaliação Contínua. Trabalhos e atividades realizadas, apresentação do trabalho. Relatório reflexivo individual sobre as práticas veiculas e o impacto no exercício da atividade docente. Os formandos serão avaliados na escala quantitativa de 1 a10.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-07-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 20:00 3:30 Presencial
2 07-07-2025 (Segunda-feira) 16:30 - 20:00 3:30 Presencial
3 09-07-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 20:00 3:30 Presencial
4 14-07-2025 (Segunda-feira) 16:30 - 20:00 3:30 Presencial
5 16-07-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 20:00 3:30 Presencial
6 21-07-2025 (Segunda-feira) 16:30 - 20:00 3:30 Presencial
7 23-07-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 20:30 4:00 Presencial