OFERTA FORMATIVA
Ref. 95T1 Inscrições abertas até 31-07-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-134505/25
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 02-09-2025
Fim: 05-09-2025
Regime: Presencial
Local: Escola Secundária Ibn Mucana
Formador
Luís Miguel Alves Duarte
Destinatários
Professores dos grupos 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
- Incrementar o conhecimento da modalidade - enquadramento histórico e pertinência no ensino; - Promover o domínio das regras básicas de segurança e específicas; - Dotar os formandos de conhecimentos que facilitem o trabalho nas suas aulas; - Incentivar os formandos a proporcionar uma matéria com requisitos diferentes e importantes para o desenvolvimento do aluno; - Estimular o gosto do formando pela patinagem; - Incentivar o ensino da Patinagem aliada a outras modalidades/matérias.
Conteúdos
1. A PATINAGEM - 1h00 1.1. Definição 1.2. A história da patinagem nas escolas 1.3. A importância da patinagem nas escolas 1.4. Locais para a prática da patinagem 1.5. Idade ideal para começar 1.6. Qual o material a utilizar nas aulas de Educação Física 2. PRINCÍPIOS PARA O ENSINO DA PATINAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 4h00 2.1 Regras de segurança a utilizar nas aulas 2.2. Como equipar 2.3. Cair! Muita atenção 2.4. Após a queda, o levantar 2.5. Quais os melhores patins na aprendizagem? 2.6. Componentes dos patins e sua manutenção 3. DIDÁTICA NO ENSINO DA PATINAGEM - 13h00 3.1. Marchar no lugar sem e com apoio 3.2. Marchar em movimento 3.3. Deslizamento para a frente 3.4. Deslocamento alternado com apoio/impulso 3.5. Deslocamento em separação/união com os patins para a frente 3.6. Deslocamento em separação/união com os patins para a trás 3.7. Viragem/Curvar 3.8. Viragem para costas/meia-volta 3.9. Cruzamento de pernas em deslocamento para a frente 3.10. Cruzamento de pernas em deslocamento para trás 3.11. Travagem 3.11.1. Travagem em T 3.11.2. Travagem com apoio dos tacões 3.11.3. Travagem transversal 3.11.3. Travagem convergente 4. Unidade de ensino a utilizar nas aulas de EF - 2h00 4. Jogos e atividades lúdicas - 2h00 5. Organização de workshops de divulgação/experimentação - 3h00
Avaliação
- Assiduidade - Realização teste pratico em regime de circuito - Realização de desmontagem e montagem de um patim (manutenção do patim) - Organização de workshops de divulgação/experimentação, momentos esses onde os formandos têm oportunidade de colocar em prática todas as matérias trabalhadas.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-09-2025 (Terça-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 02-09-2025 (Terça-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
3 | 03-09-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 04-09-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
5 | 04-09-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
6 | 05-09-2025 (Sexta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
7 | 05-09-2025 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
INSCREVER-ME
Ref. 96T1 Inscrições abertas até 02-09-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD - 7- 2025
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 6.0 horas
Início: 03-09-2025
Fim: 03-09-2025
Regime: Presencial
Local: Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
Formador
Maria Teresa de Carvalho Gonçalves Samora Macara
Isabel Cristina Pereira Pires
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
- Compreender os fundamentos teóricos e científicos do projeto INCLUD-ED. - Conhecer o modelo das Comunidades de Aprendizagem e as suas práticas. - Identificar Atuações Educativas de Sucesso (AES) e refletir sobre a sua aplicabilidade. - Promover a articulação entre a escola, famílias e comunidade local no processo educativo. - Planear estratégias práticas para implementar a aprendizagem dialógica e dinamizar uma Comunidade de Aprendizagem
Conteúdos
- Contexto e fundamentos do projeto INCLUD-ED. - Definição e princípios da Aprendizagem Dialógica e da transformação da Escola em Comunidade de Aprendizagem. - Atuações Educativas de Sucesso: - Grupos Interativos - Tertúlias Dialógicas - Formação de familiares - Participação educativa da comunidade - Formação dialógica dos docentes - Impacto na aprendizagem e na convivência escolar. - Estratégias de implementação e gestão participada. - Exemplos práticos e testemunhos de escolas envolvidas.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-09-2025 (Quarta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 03-09-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME
Formador
Maria de Fátima Dionísio Gomes
Destinatários
Professores dos Grupos 200, 210, 220 do 2º Ciclo e dos Grupos 300, 320, 330, 340 , 350 do 3º Ciclo do Ensino Básico
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 do 2º Ciclo e dos Grupos 300, 320, 330, 340 , 350 do 3º Ciclo do Ensino Básico. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 do 2º Ciclo e dos Grupos 300, 320, 330, 340 , 350 do 3º Ciclo do Ensino Básico.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Cascais
Objetivos
- Abordar as diferentes teorias da psicologia da aprendizagem; - Refletir acerca da diferenciação e diversificação pedagógica; - conhecer os descritores com os diversos níveis de proficiência do quadro comum de referência para as línguas; - Planificar unidades didáticas de acordo com os perfis de aprendizagem e com as aprendizagens essenciais - Preparar materiais didáticos usando diversos recursos; - Construir e partilhar materiais didáticos e recursos educativos.
Conteúdos
- Análise dos descritores com os diversos níveis de proficiência do quadro comum de referência para as línguas; - Elaboração de materiais didáticos usando diversos recursos, nomeadamente uso de recursos audiovisuais da internet para exploração em sala de aula, tais como filmes, sites, canções; - Privilegiar-se-á o trabalho colaborativo entre pares de forma a potenciar a troca de experiências pedagógicas
Avaliação
Avaliação Contínua. Trabalhos e atividades realizadas, apresentação do trabalho. Relatório reflexivo individual sobre as práticas veiculas e o impacto no exercício da atividade docente. Os formandos serão avaliados na escala quantitativa de 1 a10.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-07-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 20:00 | 3:30 | Presencial |
2 | 07-07-2025 (Segunda-feira) | 16:30 - 20:00 | 3:30 | Presencial |
3 | 09-07-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 20:00 | 3:30 | Presencial |
4 | 14-07-2025 (Segunda-feira) | 16:30 - 20:00 | 3:30 | Presencial |
5 | 16-07-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 20:00 | 3:30 | Presencial |
6 | 21-07-2025 (Segunda-feira) | 16:30 - 20:00 | 3:30 | Presencial |
7 | 23-07-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 20:30 | 4:00 | Presencial |