OFERTA FORMATIVA

Ref. 57T2 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123756/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 18-06-2025

Fim: 16-07-2025

Regime: e-learning

Local: e-learning

Formador

Louise dos Santos Lima

Destinatários

Professores do ensino Básico, secundário e educação especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do ensino Básico, secundário e educação especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

O1. Compreender a relação dialógica entre Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e ao Decreto-Lei 55/2018, em articulação com os referenciais curriculares (Despacho 6605-A/2021). O2. Compreender as diferenças entre métodos, estratégias, tarefas, instrumentos e recursos pedagógicos com vista ao desenho de metodologias comprometidas com as aprendizagens de todos e cada um dos alunos. O3. Construir instrumentos de avaliação segundo o referencial criterial. O5. Vivenciar e refletir sobre as experiências de colaboração experienciadas que possam suportar a transição de uma cultura individualista para uma cultura de cooperação ao nível do trabalho docente.

Conteúdos

1ª Componente (4h.) Possibilidades de gestão curricular do DL 55/2018 a. Apresentação do projeto de trabalho (calendário, objetivos, organização e avaliação); b. Autonomia e flexibilidade curricular e inclusão; c. Referenciais curriculares e suas implicações (Despacho 6605-A/2021): Perfil dos Alunos, Aprendizagens Essenciais e ENEC; 2ª Componente (9 h.) Da gestão pedagógica aos desafios de avaliar para e as aprendizagens a. O DL 54/2018, o DL 55/2018 e os princípios de uma avaliação pedagógica; b. Conceitos e racionalidades de uma avaliação formativa e sumativa; c. Feedback enquanto estratégia para apoiar a aprendizagem; d. Processos de recolha de informação e. A importância de uma avaliação diversificada e formativa a nível dos procedimentos, técnicas e instrumentos; f. Rubrica enquanto ferramenta para apoiar as aprendizagens g. Princípios e as aplicações práticas das rubricas analíticas e holísticas; h. Auto e heteroavaliação: conceito e estratégias 3ª Componente (9 horas) – Práticas para uma avaliação pedagógica a. Co-construção de planificações, referenciais, tarefas e instrumentos para uma avaliação pedagógica comprometida com a aprendizagem de todos e cada um dos alunos. 4ª Componente (3 horas) Práticas para uma avaliação pedagógica a. Apresentação, discussão e avaliação dos projetos e materiais desenvolvidos.

Avaliação

A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas no nº 2 do artigo 46º do ECD e de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação. Avaliação contínua baseada nas seguintes tarefas: - Participação nas sessões síncronas; - Portefólio; - Relatório de reflexão crítica.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-06-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
2 25-06-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 30-06-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
4 02-07-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 07-07-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
6 09-07-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 14-07-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
8 16-07-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
9 18-07-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona

Ref. 88T1 Inscrições abertas até 01-07-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119917/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 02-07-2025

Fim: 23-07-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária Ibn Mucana

Formador

Maria de Fátima Dionísio Gomes

Destinatários

Professores dos Grupos 200, 210, 220 do 2º Ciclo e dos Grupos 300, 320, 330, 340 , 350 do 3º Ciclo do Ensino Básico

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 do 2º Ciclo e dos Grupos 300, 320, 330, 340 , 350 do 3º Ciclo do Ensino Básico. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 do 2º Ciclo e dos Grupos 300, 320, 330, 340 , 350 do 3º Ciclo do Ensino Básico.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Objetivos

- Abordar as diferentes teorias da psicologia da aprendizagem; - Refletir acerca da diferenciação e diversificação pedagógica; - conhecer os descritores com os diversos níveis de proficiência do quadro comum de referência para as línguas; - Planificar unidades didáticas de acordo com os perfis de aprendizagem e com as aprendizagens essenciais - Preparar materiais didáticos usando diversos recursos; - Construir e partilhar materiais didáticos e recursos educativos.

Conteúdos

- Análise dos descritores com os diversos níveis de proficiência do quadro comum de referência para as línguas; - Elaboração de materiais didáticos usando diversos recursos, nomeadamente uso de recursos audiovisuais da internet para exploração em sala de aula, tais como filmes, sites, canções; - Privilegiar-se-á o trabalho colaborativo entre pares de forma a potenciar a troca de experiências pedagógicas

Avaliação

Avaliação Contínua. Trabalhos e atividades realizadas, apresentação do trabalho. Relatório reflexivo individual sobre as práticas veiculas e o impacto no exercício da atividade docente. Os formandos serão avaliados na escala quantitativa de 1 a10.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-07-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 20:00 3:30 Presencial
2 07-07-2025 (Segunda-feira) 16:30 - 20:00 3:30 Presencial
3 09-07-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 20:00 3:30 Presencial
4 14-07-2025 (Segunda-feira) 16:30 - 20:00 3:30 Presencial
5 16-07-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 20:00 3:30 Presencial
6 21-07-2025 (Segunda-feira) 16:30 - 20:00 3:30 Presencial
7 23-07-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 20:30 4:00 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 94T1 Inscrições abertas até 07-07-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-133629/25

Modalidade: Curso de formação - Colóquios; congressos; simpósios; jornadas ou iniciativas congéneres

Duração: 15.0 horas

Início: 08-07-2025

Fim: 09-07-2025

Regime: Presencial

Local: Casa das Histórias Paula Rego

Formador

Carlos Dinis Pinheiro

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais e Rede de Bibliotecas Escolares

Objetivos

Promover a reflexão crítica sobre a importância da leitura e das bibliotecas para o desenvolvimento integral dos alunos e o sucesso escolar. Divulgar recursos de apoio à leitura e à promoção de literacias. Promover boas práticas de promoção da leitura e da literacia em ambiente escolar. Sensibilizar os docentes para a importância da leitura como condição de cidadania.

Conteúdos

8 de Julho de 2025 - 9h-12h30 Conferências - sessões plenárias - «O Poeta da Cidade»; «Entre o Céu e o Inferno - Vida e morte nos navios da Expansão Portuguesa» 8 de Julho de 2025 14h-18h Conferências - Sessões plenárias Celebrar Camões nas escolas de Cascais - O exemplo do JI/1.º ciclo - Professores bibliotecários de Cascais. Celebrar Camões nas escolas de Cascais - O exemplo dos 2.º e 3.º ciclos - Professores bibliotecários de Cascais. Celebrar Camões nas escolas de Cascais - O exemplo do Ensino Secundário - Professores bibliotecários de Cascais. 9 de julho de 2025 - 9h-12h30 Oficina de Biblioterapia Oficina -Visitar Camões Oficina de escrita criativa 9 de Julho de 2025 14h-18h Rota dos escritores e visita Palácio da Cidadela de Cascais Rota Literária e visita à Casa Sta. Maria Visita ao Casal Saloio e À Vila romana de Freiria

Avaliação

Aém da presença nas sessões de formação e do registo de participação, aos formandos será pedido um relatório final sobre uma das temáticas desenvolvidas no Encontro. A avaliação expressar-se-á de acordo com a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular CCPFC-3/2007, de 26 de setembro, respeitando os dispositivos legais da avaliação contínua de professores.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-07-2025 (Terça-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
2 08-07-2025 (Terça-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
3 09-07-2025 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 09-07-2025 (Quarta-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 85T1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-134296/25

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 17-06-2025

Fim: 26-06-2025

Regime: e-learning

Local: e-learning

Formador

Maria de Fátima Dionísio Gomes

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Professores do Ensino Especial (exceto dos grupos de línguas estrangeiras)

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Professores do Ensino Especial (exceto dos grupos de línguas estrangeiras).

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

- Conhecer os descritores com os diversos níveis de proficiência do quadro comum de referência para as línguas através do auto teste: https://www.cambridgeenglish.org/br/test-your-english/; - Desenvolver estratégias para sentir-se confiante no Inglês de que precisa no dia a dia para os estudos, o trabalho e o lazer; - Comunicar com sucesso em Inglês; - Melhorar as competências de falar, ouvir, ler e escrever em Inglês

Conteúdos

Técnicas de aprendizagem eficazes de forma a que os professores tenham a oportunidade de aprender a comunicar em Inglês com sucesso. Praticar Inglês em situações da vida real, através de trabalhos de grupo e de pares (interação); Atividades realizadas em sistema de níveis de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência (QECR); Conhecimento prático de gramática e vocabulário.

Avaliação

A avaliação será quantitativa numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com a legislação em vigor.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-06-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
2 24-06-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Online síncrona
3 26-06-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
4 01-07-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Online síncrona

Ref. 56T2 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-120086/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 04-06-2025

Fim: 16-07-2025

Regime: e-learning

Local: e-learning

Formador

Rosa Helena de Pernambuco Nogueira

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial, do grupo de recrutamento 360

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial, do grupo de recrutamento 360.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Identificar práticas de gestão e organização pedagógica, de topo e intermédias, à luz dos normativos/documentos de referência sobre políticas de inclusão Explorar fatores que se constituem como obstáculo à inclusão na escola e sociedade Consolidar uma perspetiva de abordagem integrada de práticas que concorrem para a inclusão Refletir sobre a relevância das aprendizagens informais, os meios de as incorporar na promoção de ambientes educativos favoráveis à participação de alunos na condução do processo educativo Promover estratégias de otimização da participação dos alunos na vida da escola Elencar mecanismos de promoção do envolvimento das famílias na criação de ambientes inclusivos Refletir sobre o papel das lideranças na criação de ambientes promotores de aprendizagens não-formais e informais consistentes com os objetivos da educação inclusiva Equacionar os termos da cooperação interinstitucional em ordem à inclusão Refletir sobre instrumentos de monitorização das práticas de inclusão

Conteúdos

1. Enquadramento teórico e normativo 1.1. Quadro conceptual Os direitos humanos e as políticas de inclusão. Justiça distributiva e ética do cuidado. Tradução dos princípios de justiça em direitos e capacidades. O projeto Strength Through Diversity e a diversidade dos públicos na educação escolar: dimensões da diversidade; abordagens multinível da diversidade em educação. 1.2. Quadro normativo de referência Os Decretos-Leis nº 54/2018 de 6 de julho (na sua redação atual) e n.º 55/2018, de 6 de julho (e respetivas Portarias). O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Autonomia e responsabilidade dos decisores locais: interpretação dos normativos; as margens de autonomia potenciada pela portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, na sua redação atual. Documentos curriculares e instrumentos de autonomia dos AE/ENA. 1.3. Dimensões organizacionais das políticas de inclusão - exercício exploratório [trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 1.1. e 1.2.] 2. Concretização das políticas de inclusão 2.1 As escolas e as práticas A inclusão em contexto: modelos educativos e conceções de cidadania e equidade. 2.2. Os agentes sociais das práticas de inclusão Pessoas, instituições, ambientes de aprendizagem. Cooperação interinstitucional em ordem à inclusão. 2.3. Os recursos para a inclusão A identificação e gestão dos recursos (humanos, materiais, institucionais) e a sua potencialização na promoção da escola inclusiva. 2.4. Contextos de interação socioeducativa na perspetiva da inclusão: a sala de aula e ‘o resto’ – exercício exploratório [trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 2.1., 2.2. e 2.3.] 3. Conhecer, partilhar, decidir 3.1. Conhecer e cooperar com as pessoas e as instituições 3.2. Conhecer, estimular e proteger as crianças e jovens: princípios, métodos, instrumentos 3.3. Conhecer para transformar: dos instrumentos de suporte à monitorização às modalidades de participação de professores, pais e alunos nos processos de decisão – exercício exploratório [trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 3.1. e 3.2.] 4. Avaliação Apresentação e discussão dos trabalhos/produtos finais dos formandos

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-06-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online síncrona
2 11-06-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online síncrona
3 18-06-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online síncrona
4 25-06-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online síncrona
5 02-07-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online síncrona
6 09-07-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online síncrona
7 16-07-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona

Ref. 90T1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-132038/24

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 29-05-2025

Fim: 30-06-2025

Regime: b-learning

Local: Sala de Formação dos Bombeiros de Alcabideche

Formador

Inês Margarida Xufre de Jesus Pereira Moirinha

Margarida de Melo Grandvaux Barbosa

Marta Martins Costa da Cruz

Destinatários

Docentes dos GR 100 e 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos GR 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos GR 100 e 110.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais e CMC

Objetivos

- Capacitar os formandos com estratégias eficazes para gerir a indisciplina e promover comportamentos positivos em sala de aula - Promover a Disciplina Positiva - Dotar os formandos de ferramentas para antecipar e prevenir a indisciplina, reduzindo conflitos e criando um ambiente seguro - Incentivar práticas que ajudem as crianças a desenvolverem autocontrole e responsabilidade pelas suas ações. - Fomentar uma cultura educativa inclusiva, onde todas as crianças se sintam respeitadas e valorizadas, promovendo a inclusão e o bem-estar emocional.

Conteúdos

Fundamentos da Disciplina Positiva: Conceitos e princípios da disciplina positiva. Importância do respeito mútuo e da empatia no contexto escolar. Comparação entre abordagens tradicionais e a disciplina positiva. Desenvolvimento Socioemocional na Infância: Fases do desenvolvimento emocional e social nas crianças em idade escolar. Identificação de comportamentos típicos e atípicos em crianças. Relação entre desenvolvimento socioemocional e comportamentos em sala de aula. Técnicas de Gestão de Sala de Aula: Estratégias para criar um ambiente de aprendizagem seguro e positivo. Criação de rotinas e regras claras. Técnicas para prevenir a indisciplina e incentivar comportamentos positivos. Resolução de Conflitos e Intervenção em Comportamentos Desafiantes: Métodos de mediação e resolução de conflitos. Intervenção em situações de indisciplina sem recorrer a punições. Ferramentas para lidar com comportamentos desafiantes. Promoção da Autodisciplina nas Crianças: Estratégias para incentivar a responsabilidade e a autonomia. Desenvolvimento de competências como o autocontrolo e a autoavaliação. Técnicas de reforço positivo e motivação intrínseca. Envolvimento das Famílias e Comunidade Escolar: Importância da colaboração entre escola e famílias. Como envolver os pais na disciplina positiva. Construção de uma rede de apoio com a comunidade escolar.

Avaliação

A avaliação dos formandos será ponderada de acordo com os seguintes critérios: - Participação e Assiduidade: Avaliação da participação nas sessões conjuntas (presenciais e online), incluindo a assiduidade e pontualidade demonstradas durante as sessões. - Produção de Trabalhos e Aplicação de Conteúdos: Avaliação da qualidade dos trabalhos e materiais produzidos, bem como do uso de metodologias de investigação e formação. A aplicação dos conteúdos deve estar centrada na realidade experimental e no contexto profissional dos formandos. - Relatório Crítico Final: Avaliação do relatório crítico final, que deve refletir a compreensão e a aplicação dos conceitos discutidos durante a formação. A classificação final será quantitativa e expressa na escala de 1 a 10, conforme definido na Carta Circular CCPFC-3/2007 de setembro.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-05-2025 (Quinta-feira) 16:00 - 20:30 4:30 Presencial
2 05-06-2025 (Quinta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Online síncrona
3 12-06-2025 (Quinta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial
4 19-06-2025 (Quinta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Online síncrona
5 26-06-2025 (Quinta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Online síncrona
6 30-06-2025 (Segunda-feira) 16:00 - 20:30 4:30 Presencial

Ref. 93T1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-132314/24

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 28-05-2025

Fim: 27-06-2025

Regime: b-learning

Local: Sala de Formação dos Bombeiros de Alcabideche

Formador

Marta Martins Costa da Cruz

Inês Margarida Xufre de Jesus Pereira Moirinha

Destinatários

Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Escolas Cascais e CMC

Objetivos

- Sensibilizar os formandos para a importância da promoção da Saúde Física e Mental e dos hábitos de vida saudável. - Capacitar os formandos para aumentar o autocontrolo dos alunos e a responsabilização pelos seus atos, de forma diminuir a indisciplina e a agressividade. - Fomentar a comunicação positiva, assertiva e eficaz, criando relações empáticas e de respeito mútuo, estimulando um ambiente educativo saudável. - Facultar estratégias para promover a motivação dos alunos, para a aprendizagem e para o estudo. - Fornecer técnicas de prevenção e gestão de conflitos, entre os alunos e entre estes e o professor, com vista a uma melhor gestão das relações interpessoais. - Incentivar os formandos para a promoção da cooperação e da inclusão.

Conteúdos

A importância da promoção da Saúde Física e Mental - Promoção da Saúde e de hábitos de vida saudável - Prevenção e Educação - Fatores de Risco e Proteção Desenvolvimento do Autocontrolo, Autonomia e Responsabilidade - Compreender as causas subjacentes da indisciplina - O desenvolvimento do autocontrolo - Como promover o autocontrolo, autonomia e responsabilidade nos jovens? Comunicação positiva em contexto escolar - Estilos de comunicação - O que é e como funciona a comunicação positiva? - A importância da comunicação positiva no desenvolvimento dos jovens - Técnicas de comunicação positiva e assertiva, na construção de um ambiente educativo saudável e produtivo Motivação para a aprendizagem e para o estudo - Tipos de Motivação - Estilos de Aprendizagem - O Estudo e o sucesso escolar - Estratégias para promover a motivação para a aprendizagem e para o estudo Prevenção e gestão de conflitos - O conflito e o desenvolvimento pessoal - Estratégias de prevenção de conflitos no relacionamento interpares e na relação professor-aluno - Técnicas de atuação diversificadas face ao conflito em contexto escolar Promoção de um ambiente cooperativo e inclusivo no contexto escolar - Efeitos nefastos da violência e da discriminação - Promover o respeito pela diversidade e pela diferença - Estratégias para fomentar a cooperação, sentimentos de pertença e inclusão

Avaliação

- Avaliação da participação nas sessões conjuntas (presenciais e online síncronas), tendo também em conta a assiduidade e pontualidade apresentadas durante as sessões. - Avaliação da qualidade dos trabalhos e materiais produzidos, bem como do uso de metodologias de investigação e formação. A aplicação dos conteúdos e estratégias deve ser adaptada ao contexto real e profissional dos formandos. - Avaliação do relatório crítico final, que deve refletir a aplicação e a compreensão das temáticas e competências abordadas durante a ação de formação.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-05-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial
2 04-06-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Online síncrona
3 11-06-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 20:30 4:30 Presencial
4 18-06-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 20:30 4:30 Online síncrona
5 25-06-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Online síncrona
6 27-06-2025 (Sexta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial

Ref. 91T2 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-130389/24

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 27-05-2025

Fim: 24-06-2025

Regime: b-learning

Local: Sala de Formação dos Bombeiros de Alcabideche

Formador

Inês Margarida Xufre de Jesus Pereira Moirinha

Marta Martins Costa da Cruz

Destinatários

Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Escolas Cascais e CMC

Objetivos

Capacitar professores para gerir conflitos entre pares e entre alunos e professores. Facilitar aos professores práticas pedagógicas promotoras de capacidades de autoconceito e autocontrolo. Dotar professores com metodologias que favoreçam o bem-estar, o crescimento saudável e os relacionamentos positivos, aumentando a motivação para a aprendizagem. Pretende-se mudar práticas e promover o sucesso educativo; aprofundar conhecimentos sobre a organização e gestão da sala de aula em situações de indisciplina e falta de motivação; e reforçar a atitude proativa na resolução de problemas.

Conteúdos

Apresentação geral do Programa - Crescer a Brincar e dos manuais e das variáveis a trabalhar no 1º ano do programa: Disciplina e Autocontrolo Componente teórica: Consciência Corporal O que é a consciência corporal? Como ajudar as crianças a desenvolverem a consciência corporal? Componente prática: Apresentação do manual STOP! Disciplina e Autocontrolo Utilização do manual e proposta de organização do manual em sessões Componente prática: Reflexão em grupo das experiências dos professores e expectativas relativamente à concretização do Crescer a Brincar Troca de experiências entre professores Componente teórica: Disciplina e Autocontrolo Como ajudar as crianças a desenvolver a disciplina e o autocontrolo? Exploração do manual STOP! Disciplina e Autocontrolo Utilização do manual e proposta de organização do manual em sessões Componente teórica: Promoção da saúde Avaliação Qualitativa do Crescer a Brincar e impacto nas escolas

Avaliação

Participação nas sessões conjuntas (presenciais e online) e nas tarefas, na assiduidade e pontualidade demonstradas nas mesmas sessões. Produção de trabalhos e/ ou materiais, uso de metodologias de investigação/ formação e aplicação dos conteúdos centrada na realidade experimental/ contexto profissional. Relatório crítico final. A classificação final, conforme previsto na Carta Circular CCPFC-3/2007 de setembro, será quantitativa e expressa na escala de 1 a 10.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-05-2025 (Terça-feira) 16:00 - 20:30 4:30 Presencial
2 03-06-2025 (Terça-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Online síncrona
3 06-06-2025 (Sexta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial
4 17-06-2025 (Terça-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Online síncrona
5 20-06-2025 (Sexta-feira) 16:00 - 20:30 4:30 Online síncrona
6 24-06-2025 (Terça-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial

Ref. 91T1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-130389/24

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 26-05-2025

Fim: 23-06-2025

Regime: b-learning

Local: Sala de Formação dos Bombeiros de Alcabideche

Formador

Inês Margarida Xufre de Jesus Pereira Moirinha

Marta Martins Costa da Cruz

Destinatários

Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Escolas Cascais e CMC

Objetivos

Capacitar professores para gerir conflitos entre pares e entre alunos e professores. Facilitar aos professores práticas pedagógicas promotoras de capacidades de autoconceito e autocontrolo. Dotar professores com metodologias que favoreçam o bem-estar, o crescimento saudável e os relacionamentos positivos, aumentando a motivação para a aprendizagem. Pretende-se mudar práticas e promover o sucesso educativo; aprofundar conhecimentos sobre a organização e gestão da sala de aula em situações de indisciplina e falta de motivação; e reforçar a atitude proativa na resolução de problemas.

Conteúdos

Apresentação geral do Programa - Crescer a Brincar e dos manuais e das variáveis a trabalhar no 1º ano do programa: Disciplina e Autocontrolo Componente teórica: Consciência Corporal O que é a consciência corporal? Como ajudar as crianças a desenvolverem a consciência corporal? Componente prática: Apresentação do manual STOP! Disciplina e Autocontrolo Utilização do manual e proposta de organização do manual em sessões Componente prática: Reflexão em grupo das experiências dos professores e expectativas relativamente à concretização do Crescer a Brincar Troca de experiências entre professores Componente teórica: Disciplina e Autocontrolo Como ajudar as crianças a desenvolver a disciplina e o autocontrolo? Exploração do manual STOP! Disciplina e Autocontrolo Utilização do manual e proposta de organização do manual em sessões Componente teórica: Promoção da saúde Avaliação Qualitativa do Crescer a Brincar e impacto nas escolas

Avaliação

Participação nas sessões conjuntas (presenciais e online) e nas tarefas, na assiduidade e pontualidade demonstradas nas mesmas sessões. Produção de trabalhos e/ ou materiais, uso de metodologias de investigação/ formação e aplicação dos conteúdos centrada na realidade experimental/ contexto profissional. Relatório crítico final. A classificação final, conforme previsto na Carta Circular CCPFC-3/2007 de setembro, será quantitativa e expressa na escala de 1 a 10.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-05-2025 (Segunda-feira) 16:00 - 20:30 4:30 Presencial
2 30-05-2025 (Sexta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Online síncrona
3 02-06-2025 (Segunda-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial
4 09-06-2025 (Segunda-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Online síncrona
5 16-06-2025 (Segunda-feira) 16:00 - 20:30 4:30 Online síncrona
6 23-06-2025 (Segunda-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial

Ref. 40T2 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119340/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 22-05-2025

Fim: 03-07-2025

Regime: e-learning

Local: e-learning

Formador

Louise dos Santos Lima

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Escolas Cascais

Objetivos

O1) Reflexão sobre os pressupostos da organização do trabalho pedagógico comprometido com o desenvolvimento de competências, a partir da compreensão dos paradigmas pedagógicos. O2) Compreensão das conceções de Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e ao Decreto-Lei 55/2018. O3) Compreensão dos pressupostos de uma metodologia para ensinar, aprender e avaliar com vista à promoção de aprendizagens culturalmente significativas e humanamente empoderadoras. O4) Construção de tarefas, estratégias e recursos didáticos em contexto de cooperação. O5) Sensibilização dos docentes para aplicarem os materiais coconstruídos no grupo de trabalho do curso com seus alunos, para posterior partilha com o grupo.

Conteúdos

I Situando a aprendizagem (Sinopse: Uma reflexão sobre a aprendizagem e como esta deve nortear as práticas de ensino e avaliação) a. Inquietações e perspetivas i. Apresentação ii. Identificação na prática docente as questões ou preocupações a discutir iii. Indicações de esforços realizados para compreender e ultrapassar barreiras às aprendizagens iv. Dificuldades e expectativas em relação ao processo de ensino aprendizagem avaliação v. Estabelecer uma unidade dialética entre teoria e prática vi. Por que se aprende? Como se aprende? Por que se ensina? II Autonomia e Flexibilidade Curricular (Sinopse: Compreensão das conceções de Currículo e do processo de Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e Decreto-Lei 55/2018.) a. Polissemia do conceito de currículo b. Autonomia e flexibilidade curricular c. Documentos curriculares (Despacho 6605-A/2021) a. Aprendizagens Essenciais b. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória c. Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania d. Perfis Profissionais / de competências d. Prioridades e opções curriculares estruturantes (DL 55/2018, art. 19º) e. Dinâmicas pedagógicas (DL 55/2018, art. 21º) III Metodologia para ensinar, aprender e avaliar com vista à promoção de aprendizagens culturalmente significativas e humanamente empoderadoras (Sinopse: Apresentação de algumas possibilidades para a organização do trabalho pedagógico.) a. Diferenciação pedagógica b. A corresponsabilização e coautoria do aluno na aprendizagem c. Práticas para uma avaliação pedagógica (princípios, natureza da avaliação, feedback, auto e heteroavaliação, rubricas) d. A construção do ambiente educativo (gestão flexível de propostas e atividades de aprendizagem: agrupamento dos alunos, integração curricular e equipas multidisciplinares; diversificação dos ambientes de aprendizagens; pluralização dos modos de trabalho dos alunos) e. A organização do trabalho pedagógico (planificação e sequência didática; tarefas; recursos didáticos) f. Métodos pedagógicos VI - Apresentação, reflexão e análise sobre o trabalho desenvolvido

Avaliação

De acordo com a legislação em vigor, isto é, o Decreto-lei nº 22/2014 de 11 de fevereiro e a Carta Circular CCPFC-1/2014 de abril de 2014, a avaliação será efetuada com base nos seguintes indicadores e respetiva ponderação, sendo expressa na escala de 1 a 10: 1) Participação e realização das tarefas nas sessões: 20%; 2) Produção de trabalhos ou materiais no âmbito dos conteúdos do curso de formação: 60% (criação de materiais, síntese oral e relatório escrito, anexando os dados recolhidos nas aulas em que foram aplicadas as tarefas). 3) Reflexão crítica 20% (relatório individual sobre o curso de formação). Considera-se desistente o formando que não cumpra o regime de assiduidade obrigatória (2/3 do n.º de horas presenciais de duração da ação), não devendo por isso ser avaliado quantitativamente.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-05-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 29-05-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 05-06-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 12-06-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 13-06-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online assíncrona
6 26-06-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 27-06-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online assíncrona
8 03-07-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona

Ref. 87T1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-134695/25

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 19-05-2025

Fim: 30-06-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Manuel Alberto Silva de Almeida

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Estimular os docentes para a utilização de estratégias pedagógicas promotoras de metodologias diversificadas e inovadoras; Dotar os docentes de conhecimentos essenciais para a criação de um vídeo educativo; Dotar os formandos de recursos e conhecimentos essenciais para realizarem um vídeo em contexto escolar e compreender os vários passos para a sua realização; Promover boas práticas na planificação e produção de vídeos educativos; Utilizar hardware de captação (imagem, áudio e vídeo); Operar um software de edição (imagem, áudio e vídeo); Produzir RED potenciadores da construção do conhecimento; Promover a partilha dos RED produzidos numa comunidade.

Conteúdos

Módulo I – O vídeo em contexto educativo: conceitos básicos Visualização de curtas-metragens produzidas em contexto escolar A importância dos cenários: organização estética, observativa e planos da câmara Som e imagem: a importância no vídeo educativo Storyboard / guião Direitos de autor e Regulamento Geral para a Proteção de Dados (RGPD) (cuidados e recomendações) Módulo II - Ferramentas de captação e de edição de imagem Formatos e suportes de imagem Hardware e software de aquisição de imagem Apresentação de ferramentas de edição de imagem Exploração de ferramentas de edição de imagem Módulo III - Ferramentas de captação e de edição de áudio Formatos e suportes de áudio Hardware e software de captura de som Técnicas de captura de áudio Utilização de camadas em composição multipista Edição e transformação de pistas de áudio Transições e efeitos de áudio Edição de áudio Formatos de exportação do projeto áudio para o ficheiro final Módulo IV – Ferramentas para criar vídeo-aula O guião como elemento de apoio à produção da vídeo-aula Apresentação e exploração de ferramentas de vídeo-aula Exploração de ferramentas de captura de ecrã Integração dos vários elementos multimédia no projeto (peças de áudio e vídeo) Módulo V – Ferramentas de edição de vídeo Visualização de vídeos sobre a temática Formatos e suportes de vídeo Hardware e software de captura de vídeo Noções sobre a captação de imagem e de áudio Técnicas de composição de sequências com múltiplos planos Transições e sequências de vídeo Técnicas de Render Módulo VI – Projeto Criação de um projeto “vídeo-aula” Apresentação e partilha do projeto Reflexão conjunta sobre a ação

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-05-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 26-05-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:12 3:12 Online síncrona
3 02-06-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:12 3:12 Online síncrona
4 05-06-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 23-06-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:12 3:12 Online síncrona
6 25-06-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:12 3:12 Online síncrona
7 26-06-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:12 3:12 Online síncrona
8 30-06-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial

Ref. 80T1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-133498/25

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 14-05-2025

Fim: 01-07-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Vítor Manuel Pedroso Sales Fernandes

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais

Objetivos

 Promover a utilização da folha de cálculo Microsoft Excel em ambiente educativo;  Explorar as potencialidades da folha de cálculo;  Desenvolver competências de utilização informada desta ferramenta informática, adequando-a às práticas pedagógicas e à utilização enquanto recurso profissional;  Consolidar capacidades que permitam explorar autonomamente esta ferramenta informática;  Desenvolver materiais e projetos de trabalho no âmbito das atividades profissionais utilizando o Microsoft Excel.

Conteúdos

1. Apresentação do curso; clarificação de conteúdos e atividades; avaliação. 2. Microsoft Excel: O Ambiente de trabalho; Estrutura geral de uma folha de cálculo; Operações com células; Inserção/eliminação de linhas e colunas. 3. Preenchimento de células; Formatação de células; Formatação da folha; Configurações relevantes. 4. Fórmulas e funções; Exercícios práticos. 5. Gráficos; Ordenação de informação; Filtros. 6. Criação de atividades práticas necessárias a uma eficiente utilização do software em estudo. 7. Funções avançadas do Microsoft Excel. 8. Tabelas dinâmicas; Exercícios práticos. 9. Apresentação de trabalhos e avaliação.

Avaliação

Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais/online. - A avaliação dos formandos será contínua e participada por todos os intervenientes e assentará na participação nas dinâmicas das sessões, bem como na elaboração de um trabalho individual/documento final de reflexão crítica individual sobre a experiência pessoal derivada da participação na Ação e implicações na prática letiva/profissional, de acordo com os critérios previamente estabelecidos ao nível do Centro de Formação, com a legislação em vigor e com as orientações do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua;


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-05-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
2 21-05-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 28-05-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 04-06-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 17-06-2025 (Terça-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
6 24-06-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
7 26-06-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
8 01-07-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial

Ref. 78T1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-133298/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 07-05-2025

Fim: 25-06-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Maria Teresa de Carvalho Gonçalves Samora Macara

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Objetivos

Com este curso de formação pretende-se proporcionar o debate, a construção e a operacionalização quer de metodologias e técnicas quer de instrumentos, recursos e produtos pedagógicos e/ou didáticos com vista a resolver problemas concretos e devidamente identificados ao nível da escola e/ou da sala de aula. Assim, pretende-se que os formandos possam vivenciar e explorar as potencialidades das ações educativas de sucesso com vista a: 1. Capacitar, os professores, sobre os processos de ensino baseados na aprendizagem dialógica. 2. Capacitar, os professores, sobre as fases de transformação de um contexto educativo em comunidade de aprendizagem. 3. Capacitar, os professores, sobre a importância de uma prática assente em princípios teóricos e concetuais cientificamente fundamentados. 4. Vivenciar e refletir sobre as experiências de colaboração experienciadas que possam suportar a transição de uma cultura individualista para uma cultura de cooperação ao nível do trabalho docente.

Conteúdos

A ação totaliza 25 horas de formação de caráter teórico-prático, em modalidade presencial e à distância. Organiza-se em 9 sessões a partir dos módulos disponibilizados pelo CREA em formato aberto (registado para Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional - CC BY-NC-ND 4.0). Bases Científicas das comunidades de aprendizagem e a Aprendizagem dialógica. Bases científicas das comunidades de aprendizagem 1.1 Introdução às comunidades de aprendizagem; 1.2 A sociedade da informação; 1.3 Bases científicas das comunidades de aprendizagem;1.4 Ações educativas de sucesso. Aprendizagem dialógica 2.1 Da abordagem individual à comunidade; 2.2 Aprendizagem dialógica; 2.2.1 Diálogo igualitário; 2.2.2 Inteligência cultural; 2.2.3 Transformação; 2.2.4 Dimensão instrumental; 2.2.5 Criação de sentido; 2.2.6 Solidariedade; 2.2.7 Igualdade de diferenças. Transformação de um centro educativo numa comunidade de aprendizagem 3.1 Fases de transformação de uma escola em comunidade de aprendizagem; 3.1.1 A sensibilização; 3.1.2 A tomada de decisão; 3.1.3 O sonho; 3.1.4 A seleção de prioridades; 3.1.5 A planificação; 3.2 Organização de uma comunidade de aprendizagem. A multiculturalidade nas comunidades de aprendizagem 5.1 Formas de racismo na convivência; 5.2 A perspetiva comunicativa na igualdade entre as diferenças; 5.3 Diversidade e excelência: ação positiva. Grupos Interativos 6.1 Grupos em sala de aula; 6.1.1 Igualdade de oportunidades no acesso: mistura; 6.1.2 A diversidade a partir da diferença: homogeneização; 6.1.3 Igualdade de oportunidades de acesso e resultados: inclusão; 6.2 Grupos interativos; 6.2.1 Características e funcionamento; 6.2.2 Aprendizagem dialógica em grupos interativos; 6.2.3 O que é e o que não é um grupo interativo; 6.2.4 Impacto dos grupos interativos. Experimentar um grupo interativo. As Tertúlias Dialógicas 7.1 Tertúlias literárias dialógicas; 7.2 Outras tertúlias dialógicas. Experimentar uma tertúlia literária dialógica. Módulo 8 e módulo 4: Módulo 8 - 8.1 Tipos de participação das famílias nas escolas; 8.2 Ações de sucesso na participação educativa da comunidade; 8.2.1 Leitura dialógica; 8.2.2 Extensão do tempo de aprendizagem; 8.2.3 Comissões de trabalho mistas. Módulo 4 – O papel do voluntariado 4.1 Quem são os voluntários, como é que colaboram e o que é que trazem? 4.2 Coordenação e gestão do voluntariado. A Formação de Familiares e Formação Dialógica de Professores 9.1 Formação de familiares; 9.2 Formação dialógica de professores. Modelo dialógico de Prevenção e Resolução de Conflitos 10.1 Do modelo disciplinar ao modelo dialógico; 10.2 A socialização preventiva da violência de género. Avaliação da ação.

Avaliação

- Avaliação contínua. Participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões. - Avaliação dos trabalhos produzidos pelos formandos individualmente e em grupo. - Relatórios individuais dos formandos. A avaliação expressa-se de acordo com a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 06 de maio e respeitando todos os normativos legais da avaliação contínua de professores.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-05-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 12-05-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Online síncrona
3 14-05-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
4 21-05-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
5 28-05-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
6 04-06-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
7 11-06-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
8 18-06-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
9 25-06-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Presencial

Ref. 86T1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119919/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 07-05-2025

Fim: 25-06-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária de Carcavelos

Formador

Luísa Cristina Valério da Silva Fernandes

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Objetivos

Contribuir para o aumento de consciência dos professores sobre a sua responsabilidade enquanto líderes e gestores da sua vida pessoal e profissional. Fornecer técnicas de liderança profissional a aplicar em contextos diversificados, entre os quais, os momentos formais e não formais da sua prática docente. Fornecer estratégias de superação de medos específicos dos professores (o medo da indisciplina, da violência, do uso das novas tecnologias, do novo, de fazer apresentações públicas, de expor as suas insuficiências, de partilhar as suas dificuldades, de pedir ajuda aos seus pares procurando um trabalho cooperativo, entre outras). Proporcionar aos professores momentos de reflexão sobre a gestão da sua vida, numa perspectiva de liderança pessoal para um desenvolvimento profissional eficaz.

Conteúdos

- Introdução à ação, entrega de documentação e explicações sobre formalidades administrativas - Explicação da metodologia da ação e das formas de avaliação - Apresentação da formadora e dos formandos - A Liderança evolutiva pessoal e profissional – Definições e conceitos associados - O professor como líder - Tipos de liderança e de líder - A auto-liderança e a hetero-liderança: potencialidades e dificuldades - Comunicação eficaz (com os outros e consigo mesmo) - Auto-conceito, auto-estima, pontos fortes, pontos fracos e a atribuição causal - Estilos pedagógicos comunicacionais (passivo, agressivo, manipulador e assertivo) - Comunicação e cooperação: o trabalho em equipa - A promoção dos alunos pelos professores - Desenvolvimento pessoal e profissional - Aspectos gerais do medo - O medo e a ansiedade – definições, diferenças e as suas funções - Factores que influenciam o medo - O medo numa perspectiva desenvolvimentista - Aspectos evolutivos do medo na espécie humana - Perturbações ligadas ao medo - O medo e outras emoções - O medo, a emoção e a razão -persrspectivas sobre os ciclos de vida profissional dos professores - Etapas das preocupações dos professores - Principais medos profissionais dos professores - Estratégias de superação dos medos pessoais e profissionais - Técnicas gerais para o controlo das emoções negativas - Técnicas de desenvolvimento de competências para lidar com a indisciplina - A superação do medo da exposição pessoal - Técnicas de realização de apresentações públicas com sucesso - Atitudes de intervenção para o bem-estar profissional do professor - Objetivos pessoais e a missão de vida - Técnicas de gestão da vida - A realização pessoal e profissional do professor - Avaliação dos formandos: apresentação de “Dossier Pedagógico” - Balanço e síntese crítica da Ação

Avaliação

Os formandos serão avaliados de 1 a 10 de acordo com a legislação em vigor. tendo em consideração o seguinte: - a qualidade da participação na formação; - a qualidade e adequação do relatório de natureza pedagógico-reflexivo desenvolvido por cada um dos formandos em que lhes será solicitado o recurso aos conteúdos trabalhados; - a análise crítica e a reflexão sobre o trabalho desenvolvido.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-05-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 14-05-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 21-05-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 28-05-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 04-06-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 11-06-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 18-06-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
8 25-06-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial

Ref. 40T3 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119340/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 25-03-2025

Fim: 23-06-2025

Regime: e-learning

Local: e-leaning

Formador

Louise dos Santos Lima

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Escolas Cascais

Objetivos

O1) Reflexão sobre os pressupostos da organização do trabalho pedagógico comprometido com o desenvolvimento de competências, a partir da compreensão dos paradigmas pedagógicos. O2) Compreensão das conceções de Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e ao Decreto-Lei 55/2018. O3) Compreensão dos pressupostos de uma metodologia para ensinar, aprender e avaliar com vista à promoção de aprendizagens culturalmente significativas e humanamente empoderadoras. O4) Construção de tarefas, estratégias e recursos didáticos em contexto de cooperação. O5) Sensibilização dos docentes para aplicarem os materiais coconstruídos no grupo de trabalho do curso com seus alunos, para posterior partilha com o grupo.

Conteúdos

I Situando a aprendizagem (Sinopse: Uma reflexão sobre a aprendizagem e como esta deve nortear as práticas de ensino e avaliação) a. Inquietações e perspetivas i. Apresentação ii. Identificação na prática docente as questões ou preocupações a discutir iii. Indicações de esforços realizados para compreender e ultrapassar barreiras às aprendizagens iv. Dificuldades e expectativas em relação ao processo de ensino aprendizagem avaliação v. Estabelecer uma unidade dialética entre teoria e prática vi. Por que se aprende? Como se aprende? Por que se ensina? II Autonomia e Flexibilidade Curricular (Sinopse: Compreensão das conceções de Currículo e do processo de Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e Decreto-Lei 55/2018.) a. Polissemia do conceito de currículo b. Autonomia e flexibilidade curricular c. Documentos curriculares (Despacho 6605-A/2021) a. Aprendizagens Essenciais b. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória c. Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania d. Perfis Profissionais / de competências d. Prioridades e opções curriculares estruturantes (DL 55/2018, art. 19º) e. Dinâmicas pedagógicas (DL 55/2018, art. 21º) III Metodologia para ensinar, aprender e avaliar com vista à promoção de aprendizagens culturalmente significativas e humanamente empoderadoras (Sinopse: Apresentação de algumas possibilidades para a organização do trabalho pedagógico.) a. Diferenciação pedagógica b. A corresponsabilização e coautoria do aluno na aprendizagem c. Práticas para uma avaliação pedagógica (princípios, natureza da avaliação, feedback, auto e heteroavaliação, rubricas) d. A construção do ambiente educativo (gestão flexível de propostas e atividades de aprendizagem: agrupamento dos alunos, integração curricular e equipas multidisciplinares; diversificação dos ambientes de aprendizagens; pluralização dos modos de trabalho dos alunos) e. A organização do trabalho pedagógico (planificação e sequência didática; tarefas; recursos didáticos) f. Métodos pedagógicos VI - Apresentação, reflexão e análise sobre o trabalho desenvolvido

Avaliação

De acordo com a legislação em vigor, isto é, o Decreto-lei nº 22/2014 de 11 de fevereiro e a Carta Circular CCPFC-1/2014 de abril de 2014, a avaliação será efetuada com base nos seguintes indicadores e respetiva ponderação, sendo expressa na escala de 1 a 10: 1) Participação e realização das tarefas nas sessões: 20%; 2) Produção de trabalhos ou materiais no âmbito dos conteúdos do curso de formação: 60% (criação de materiais, síntese oral e relatório escrito, anexando os dados recolhidos nas aulas em que foram aplicadas as tarefas). 3) Reflexão crítica 20% (relatório individual sobre o curso de formação). Considera-se desistente o formando que não cumpra o regime de assiduidade obrigatória (2/3 do n.º de horas presenciais de duração da ação), não devendo por isso ser avaliado quantitativamente.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-03-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 01-04-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 08-04-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online assíncrona
4 29-04-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 06-05-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 20-05-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online assíncrona
7 09-06-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 17-06-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona