
Liderança Pessoal e Profissional dos professores: Desafios em tempos de mudança turma T1
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Contribuir para o aumento de consciência dos professores sobre a sua responsabilidade enquanto líderes e gestores da sua vida pessoal e profissional. Fornecer técnicas de liderança profissional a aplicar em contextos diversificados, entre os quais, os momentos formais e não formais da sua prática docente. Fornecer estratégias de superação de medos específicos dos professores (o medo da indisciplina, da violência, do uso das novas tecnologias, do novo, de fazer apresentações públicas, de expor as suas insuficiências, de partilhar as suas dificuldades, de pedir ajuda aos seus pares procurando um trabalho cooperativo, entre outras). Proporcionar aos professores momentos de reflexão sobre a gestão da sua vida, numa perspectiva de liderança pessoal para um desenvolvimento profissional eficaz.
Conteúdos
- Introdução à ação, entrega de documentação e explicações sobre formalidades administrativas - Explicação da metodologia da ação e das formas de avaliação - Apresentação da formadora e dos formandos - A Liderança evolutiva pessoal e profissional Definições e conceitos associados - O professor como líder - Tipos de liderança e de líder - A auto-liderança e a hetero-liderança: potencialidades e dificuldades - Comunicação eficaz (com os outros e consigo mesmo) - Auto-conceito, auto-estima, pontos fortes, pontos fracos e a atribuição causal - Estilos pedagógicos comunicacionais (passivo, agressivo, manipulador e assertivo) - Comunicação e cooperação: o trabalho em equipa - A promoção dos alunos pelos professores - Desenvolvimento pessoal e profissional - Aspectos gerais do medo - O medo e a ansiedade definições, diferenças e as suas funções - Factores que influenciam o medo - O medo numa perspectiva desenvolvimentista - Aspectos evolutivos do medo na espécie humana - Perturbações ligadas ao medo - O medo e outras emoções - O medo, a emoção e a razão -persrspectivas sobre os ciclos de vida profissional dos professores - Etapas das preocupações dos professores - Principais medos profissionais dos professores - Estratégias de superação dos medos pessoais e profissionais - Técnicas gerais para o controlo das emoções negativas - Técnicas de desenvolvimento de competências para lidar com a indisciplina - A superação do medo da exposição pessoal - Técnicas de realização de apresentações públicas com sucesso - Atitudes de intervenção para o bem-estar profissional do professor - Objetivos pessoais e a missão de vida - Técnicas de gestão da vida - A realização pessoal e profissional do professor - Avaliação dos formandos: apresentação de Dossier Pedagógico - Balanço e síntese crítica da Ação
Avaliação
Os formandos serão avaliados de 1 a 10 de acordo com a legislação em vigor. tendo em consideração o seguinte: - a qualidade da participação na formação; - a qualidade e adequação do relatório de natureza pedagógico-reflexivo desenvolvido por cada um dos formandos em que lhes será solicitado o recurso aos conteúdos trabalhados; - a análise crítica e a reflexão sobre o trabalho desenvolvido.
Anexo(s)
Formador
Luísa Cristina Valério da Silva Fernandes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 28-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 04-06-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 11-06-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 18-06-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
8 | 25-06-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |