
INCLUD-ED - Comunidades de Aprendizagem turma T1
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Objetivos
- Compreender os fundamentos teóricos e científicos do projeto INCLUD-ED. - Conhecer o modelo das Comunidades de Aprendizagem e as suas práticas. - Identificar Atuações Educativas de Sucesso (AES) e refletir sobre a sua aplicabilidade. - Promover a articulação entre a escola, famílias e comunidade local no processo educativo. - Planear estratégias práticas para implementar a aprendizagem dialógica e dinamizar uma Comunidade de Aprendizagem
Conteúdos
- Contexto e fundamentos do projeto INCLUD-ED. - Definição e princípios da Aprendizagem Dialógica e da transformação da Escola em Comunidade de Aprendizagem. - Atuações Educativas de Sucesso: - Grupos Interativos - Tertúlias Dialógicas - Formação de familiares - Participação educativa da comunidade - Formação dialógica dos docentes - Impacto na aprendizagem e na convivência escolar. - Estratégias de implementação e gestão participada. - Exemplos práticos e testemunhos de escolas envolvidas.
Formador
Maria Teresa de Carvalho Gonçalves Samora Macara
Isabel Cristina Pereira Pires
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-09-2025 (Quarta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 03-09-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |