239

Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino da Educação Física: a coadjuvação no 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma parceria de sucesso turma T1

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 110 e 260

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110 e 260. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110 e 260.

Objetivos

Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; Promover estratégias de ensino cooperativo/colaborativo, com impacto no desenvolvimento das AE e na avaliação das aprendizagens; Analisar e refletir sobre a importância da coadjuvação enquanto processo colaborativo e de desenvolvimento de autonomia dos professores envolvidos.

Conteúdos

Currículo: dos referenciais à gestão Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem) O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular. As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA. Perícias e Manipulações e Deslocamentos e Equilíbrios Os Jogos- Análise, organização e planeamento curricular do Bloco 4, enquanto conteúdo lecionado ao longo do 1.º CEB. Atividades Rítmicas Expressivas - análise, organização e planeamento curricular do Bloco 6, enquanto conteúdo lecionado ao longo do 1.º CEB. A Patinagem - a análise, organização e planeamento curricular do Bloco 5, enquanto conteúdo lecionado no 3.º e 4.º anos. Ginástica - Análise, organização e planeamento.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, duas planificações/tarefas/atividades no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.

Anexo(s)

Formador

Maria de Fátima da Silva Garcia Saraiva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-10-2025 (Terça-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
2 09-10-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Online síncrona
3 14-10-2025 (Terça-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Online síncrona
4 16-10-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Presencial
5 23-10-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Presencial
6 30-10-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Online síncrona
7 06-11-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
8 18-11-2025 (Terça-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
9 20-11-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Online síncrona
10 27-11-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
Início: 07-10-2025
Fim: 27-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-129467/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Escola Básica e Secundária de Carcavelos

INSCREVER-ME