
Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino da Educação Física: a coadjuvação no 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma parceria de sucesso turma T1
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 110 e 260
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110 e 260. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110 e 260.
Objetivos
Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; Promover estratégias de ensino cooperativo/colaborativo, com impacto no desenvolvimento das AE e na avaliação das aprendizagens; Analisar e refletir sobre a importância da coadjuvação enquanto processo colaborativo e de desenvolvimento de autonomia dos professores envolvidos.
Conteúdos
Currículo: dos referenciais à gestão Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem) O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular. As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA. Perícias e Manipulações e Deslocamentos e Equilíbrios Os Jogos- Análise, organização e planeamento curricular do Bloco 4, enquanto conteúdo lecionado ao longo do 1.º CEB. Atividades Rítmicas Expressivas - análise, organização e planeamento curricular do Bloco 6, enquanto conteúdo lecionado ao longo do 1.º CEB. A Patinagem - a análise, organização e planeamento curricular do Bloco 5, enquanto conteúdo lecionado no 3.º e 4.º anos. Ginástica - Análise, organização e planeamento.
Avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, duas planificações/tarefas/atividades no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.
Anexo(s)
Formador
Maria de Fátima da Silva Garcia Saraiva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-10-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 09-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 14-10-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 16-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
5 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
6 | 30-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
7 | 06-11-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
8 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
9 | 20-11-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
10 | 27-11-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |